Abrindo a caxinha de pandora....

Minha visão do mundo é muito ampla e eu sou muuuito desorganizada rs.
Então em um só blog, vou abordar tudo o que penso... pois nada é lixo, tudo pode ser no mínimo reciclável e discutível.
Fiquem a vontade :*

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Educação e desigualdade

Estava no banho hoje, quando comecei a refletir sobre uma conversa que tive com meu professor de geografia.

Ele me contou sobre experiências profissionais em escolas de comunidades carentes e uma delas achei a proposta muito inteligente. Ele ensinava sociologia aos alunos, sobre o porquê deles passarem necessidade, como ocorre e possíveis soluções.

Realmente, essas pessoas não têm acesso a esse tipo de informação e a que elas recebem não conseguem digerir. Como é lindo os textos jornalísticos muito bem elaborados e cheio de palavras difíceis, mas a taxa de analfabetismo no Brasil é de ( pesquisar) . Uma dona de casa que cursou até o ensino fundamental não vai entender as matérias socioeconômicas que assiste no Jornal Nacional.

São à essas pessoas analfabetas e semi-analfabetas que interessam esses assuntos e quando não passamos a informação adequada, somo coniventes com essa exclusão. E todo mundo sabe que a educação é a solução de mais da metade dos problemas brasileiros. Bom, é mais fácil segurar a população quando ela não tem poder de debate, não é ? Errado porque a população sabe que algo está errado e isso se reflete da maneira errada, ou violência surge do nada?

Claro que em um banho, não consegui pensar em uma grande idéia cheia de detalhes... mas não posso negar que me animou criar um projeto com palestras, vídeos, pesquisas, talvez seja sonhar demais mas a idéias até que não é ruim e ação é o que mais falta nesse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário